Sessão de Relato de Caso


Código

RC067

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Santa Luzia
  • Secundaria: Leitão Guerra Oftalmologia

Autores

  • Maria Gabriela Martins Silva (Interesse Comercial: NÃO)
  • Arthur Bezerra D'Oliveira Costa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Bernardo Garzedin Leitão Guerra (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NEUROPATIA OPTICA CARENCIAL POR DEFICIENCIA DE VITAMINA B12: RELATO DE CASO

Objetivo

Estudo observacional e individual, descritivo de caso clínico de paciente com diagnóstico de neuropatia óptica carencial por deficiência de vitamina B12 devido vegetarianismo restrito.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 32 anos, natural e procedente de Salvador, doutorando, sem comorbidades, com hábitos alimentares veganos. Compareceu com queixa de baixa acuidade visual de início aproximadamente em janeiro de 2022. Ao exame oftalmológico de 08/08/22: Acuidade visual sem correção de 20/400 em ambos os olhos e com correção de 20/100 em ambos os olhos; Biomicroscopia em ambos os olhos sem alterações; Tonometria 15 mmHg em ambos os olhos; Fundoscopia em ambos os olhos com meios claros, nervo óptico pálido, escavação papilar 0,55, sem demais alterações. Realizada investigação com exames de imagem e laboratoriais, demonstrando-se baixos níveis séricos de vitamina B12. O exame da tomografia de coerência óptica apresentou diminuição da espessura da camada de fibras nervosas da retina. Campo visual demonstrando escotomas centrais em ambos os olhos. Encaminhado a acompanhamento nutricional, realizando reposição de vitamina B12, via parenteral. Retornou para acompanhamento oftalmológico no dia 01/04/24 apresentando melhora de acuidade visual, atingindo 20/25 em ambos os olhos com correção. Apresentando ainda níveis séricos de vitamina B12 dentro dos valores desejados.

Conclusão

A neuropatia óptica carencial, comumente associada a deficiência de vitaminas do complexo B, em particular B12 e B1, deve ser hipótese considerada relevante em pacientes com dietas restritivas, em especial estritamente vegetariana, bem como portadores de anemia perniciosa. Em locais com baixos recursos financeiros, a neuropatia óptica nutricional pode ser epidêmica, predominantemente pelo consumo dietético inadequado. Este trabalho reforça a importância da investigação do estado nutricional em pacientes com quadro sugestivo de neuropatia óptica, especialmente nos grupos de risco citados, visto que apresenta bom prognóstico se diagnóstico precoce.

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP