Código
RC067
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Santa Luzia
- Secundaria: Leitão Guerra Oftalmologia
Autores
- Maria Gabriela Martins Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Arthur Bezerra D'Oliveira Costa (Interesse Comercial: NÃO)
- Bernardo Garzedin Leitão Guerra (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NEUROPATIA OPTICA CARENCIAL POR DEFICIENCIA DE VITAMINA B12: RELATO DE CASO
Objetivo
Estudo observacional e individual, descritivo de caso clínico de paciente com diagnóstico de neuropatia óptica carencial por deficiência de vitamina B12 devido vegetarianismo restrito.
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino, 32 anos, natural e procedente de Salvador, doutorando, sem comorbidades, com hábitos alimentares veganos. Compareceu com queixa de baixa acuidade visual de início aproximadamente em janeiro de 2022. Ao exame oftalmológico de 08/08/22: Acuidade visual sem correção de 20/400 em ambos os olhos e com correção de 20/100 em ambos os olhos; Biomicroscopia em ambos os olhos sem alterações; Tonometria 15 mmHg em ambos os olhos; Fundoscopia em ambos os olhos com meios claros, nervo óptico pálido, escavação papilar 0,55, sem demais alterações. Realizada investigação com exames de imagem e laboratoriais, demonstrando-se baixos níveis séricos de vitamina B12. O exame da tomografia de coerência óptica apresentou diminuição da espessura da camada de fibras nervosas da retina. Campo visual demonstrando escotomas centrais em ambos os olhos. Encaminhado a acompanhamento nutricional, realizando reposição de vitamina B12, via parenteral. Retornou para acompanhamento oftalmológico no dia 01/04/24 apresentando melhora de acuidade visual, atingindo 20/25 em ambos os olhos com correção. Apresentando ainda níveis séricos de vitamina B12 dentro dos valores desejados.
Conclusão
A neuropatia óptica carencial, comumente associada a deficiência de vitaminas do complexo B, em particular B12 e B1, deve ser hipótese considerada relevante em pacientes com dietas restritivas, em especial estritamente vegetariana, bem como portadores de anemia perniciosa. Em locais com baixos recursos financeiros, a neuropatia óptica nutricional pode ser epidêmica, predominantemente pelo consumo dietético inadequado. Este trabalho reforça a importância da investigação do estado nutricional em pacientes com quadro sugestivo de neuropatia óptica, especialmente nos grupos de risco citados, visto que apresenta bom prognóstico se diagnóstico precoce.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP