Código
RC050
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos do Paraná
- Secundaria: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Autores
- JOÃO VICTOR RIBAS DE ABREU BORGES (Interesse Comercial: NÃO)
- Anna Luíza Valente Souza e Mello (Interesse Comercial: NÃO)
- Ulisses Tournier Boppré (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ABORDAGEM MINIMAMENTE INVASIVA X CIRURGIA FISTULIZANTE NO GLAUCOMA JUVENIL: RELATO DE CASO
Objetivo
Destacar o bom resultado da cirurgia minimamente invasiva - GATT em relação à trabeculectomia no tratamento de glaucoma juvenil, a partir de uma paciente submetida à uma técnica em cada olho.
Relato do Caso
Feminino, 48 anos, com diagnóstico de glaucoma juvenil, deu entrada no serviço com PIO 16 mmHg AO, acuidade visual de 20/25 e 20/400. Fazia uso de 4 classes de hipotensores além de Acetazolamida oral. Não apresentava alterações no exame de campimetria (imagem 1). Devido à refratariedade com hipotensores tópicos, foi submetida a trabeculectomia em OE, sem intercorrências peri-operatórias, porém evoluindo com hipotensão, sendo necessária a sutura de flap com recobrimento conjuntival. Para a abordagem de OD, foi levado em consideração a hipotensão contralateral e a necessidade de suspensão da Acetazolamida. Devido a boa AV, campo visual sem alterações, e, na tentativa de reduzir os riscos de complicações da cirurgia fistulizante, foi optado por trabeculotomia transluminal assistida por gonioscopia (GATT), resultando em PIO de 14 mmHg no pós-operatório imediato e mantendo-se 15, 6, 14 e 15 mmHg em 4 consultas subsequentes, sem hipotensores até o momento.
Conclusão
Este relato ressalta a importância da cirurgia minimamente invasiva na abordagem no glaucoma juvenil. Sendo essa a técnica inicial de escolha devido à câmara caracteristicamente ampla possibilitar melhor visualização da malha trabecular. Diferentemente da TREC, que apresenta número elevado de complicações, apenas o hifema é descrito como comum no pos operatório de GATT, o qual geralmente diminui completamente em cerca de 30 dias. Até o presente momento não foi encontrado na literatura outro caso em que uma mesma paciente foi submetida exclusivamente à uma técnica em cada olho.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP