Código
RC027
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande
Autores
- JONATAS MATHEUS LEAL PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
- RAISSA NOGUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- GUSTAVO COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
USO DE LOSARTANA TOPICO PARA TRATAMENTO DE LEUCOMA CORNEANO POS ULCERA NEUROTROFICA: UM RELATO DE CASO
Objetivo
RELATAR UM CASO DE OPACIDADE CORNEANA EM ACOMPANHAMENTO NO AMBULATÓRIO DE CÓRNEA DA SANTA CASA DE CAMPO GRANDE – MS E O TRATAMENTO EXITOSO COM LOSARTANA COLÍRIO VISANDO REDUÇÃO DO LEUCOMA E MELHORA VISUAL.
Relato do Caso
PACIENTE MASCULINO, 62 ANOS, COMPARECEU AO PRONTO SOCORRO DA SANTA CASA DE CAMPO GRANDE-MS NO DIA 03/01/2024 REFERINDO ENTRADA DE CORPO ESTRANHO EM OLHO ESQUERDO AO CORTAR GRAMA. QUEIXANDO REDUÇÃO DA ACUIDADE VISUAL, DOR OCULAR, HIPEREMIA E SENSAÇÃO DE CORPO ESTRANHO. AO EXAME APRESENTAVA VISÃO CONTA DEDOS 2 METROS E, NA BIOMICROSPCOPIA, ULCERA DE CÓRNEA PARACENTRAL INFERIOR MEDINDO 6X4MM COM INFILTRADO DIFUSO. INICIADO TRATAMENTO COM COLÍRIO MOXIFLOXACINO E LUBRIFICANTE SEM CONSERVANTE. PACIENTE FOI ACOMPANHADO AMBULATORIALMENTE, TENDO MELHORA DO INFILTRADO CORNEANO MAS AINDA COM DIFICULDADE PARA FECHAMENTO DE EPITÉLIO DA CÓRNEA, SENDO DIAGNOSTICADO COM ÚLCERA NEUROTRÓFICA. APÓS TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL REGULAR, NA CONSULTA DE JUNHO/2023, A CÓRNEA SE APRESENTAVA TOTALMENTE EPITELIZADA, PORÉM COM LEUCOMA CENTRAL E INFERIOR, ACOMENTENDO EIXO VISUAL. ACUIDADE VISUAL NO OLHO ESQUERDO 20/60 COM CORREÇÃO. INICIADO PREDINISOLONA TÓPICO A CADA 8 HORAS POR 30 DIAS VISANDO MELHORA DA TRANSPARÊNCIA CORNEANA. EM SETEMBRO/2023 HOUVE NOVA REAVALIAÇÃO, SEM MELHORA DO LEUCOMA E TRANSPARÊNCIA CORNEANA (FIGURA 1), MANTENDO ACUIDADE VISUAL PRÉVIA. COMO CONDUTA, FOI PRESCRITO LOSARTANA TÓPICO 0,8 MG/ML SEIS VEZES AO DIA, COM NOVA AVALIAÇÃO EM 4 MESES. NO RETORNO, EVIDENCIADO MELHORA DA ACUIDADE VISUAL – 20/25 SEM CORREÇÃO. NA BIOMICROSCOPIA, REDUÇÃO DO LEUCOMA E MELHORA SIGNIFICATIVA DA TRANSPARÊNCIA CORNEANA (FIGURA 2). LOSARTANA MANTIDA ATÉ FINALIZAÇÃO DE 6 MESES DE TRATAMENTO.
Conclusão
O TRATAMENTO DA CICATRIZ CORNEANA SE CARACTERIZA COMO UM DESAFIO PARA O MÉDICO OFTALMOLOGISTA. GERANDO LIMITAÇÃO VISUAL AO PACIENTE, O QUADRO É DE DIFÍCIL MANEJO E VEM GANHANDO ATENÇÃO NOS ÚLTIMOS ANOS, COM O USO DA LOSARTANA APRESENTANDO BONS RESULTADOS NA MELHORA DA TRANSPARÊNCIA CORNEANA, DEVOLVENDO AO PACIENTE, A POSSIBILIDADE DE MELHORA VISUAL.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP