Sessão de Relato de Caso


Código

RC070

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Autores

  • Debora Rupf (Interesse Comercial: NÃO)
  • Monise Casagrande Aragão (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luiz Guilherme Marchesi Mello (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NEUROPATIA OPTICA ISQUEMICA ANTERIOR NAO ARTERITICA SEQUENCIAL RECORRENTE EM PORTADORA DA VARIANTE C677T NO GENE MTHFR

Objetivo

Relatar um caso raro de neuropatia óptica anterior não arterítica (NOIA-NA) sequencial recorrente em uma paciente portadora da variante C677T no gene MTHFR.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 52 anos, sem comorbidades, com queixa de embaçamento em campo visual inferior de olho direito (OD), indolor, de início súbito há 3 meses, evoluindo com quadro semelhante em olho esquerdo (OE). Ao exame, a acuidade visual (AV) era 20/50 em ambos os olhos (AO), o disco óptico (DO) pequeno e cheio em AO, com palidez em setor temporal superior em OD e edema 360° em OE, mais intenso em setor superior (Figura 1A). Foi aventada a hipótese de NOIA-NA sequencial e realizada extensa investigação, incluindo RM crânio e órbitas, anti-AQP4, anti-MOG, VHS, PCR e análise liquórica, todos normais. O MAPA evidenciou PAS 84 e PAD 48 mmHg em período noturno. Um mês após avaliação inicial, referiu piora da AV de OE, que passou a conta dedos a 3m, com DPAR 2+ à esquerda, piora do edema de DO em OE em setor inferior e alguns exsudatos duros em feixe papilomacular (Figura 1B). Dois meses após, a AV era de 20/20 em OD e 20/200 em OE, com edema em setor inferior de DO em OD (sem novas queixas) e palidez de DO em OE (Figura 1C). A paciente relatou dois irmãos com trombose venosa profunda. Sendo investigada, apresentou pesquisa positiva para variante CR77T em homozigose do gene MTHFR, associada à dosagem sérica de homocisteína elevada (16,05 µmol/L).

Conclusão

A NOIA-NA é uma doença relativamente frequente, no entanto é imprescindível que o Oftalmologista tenha especial atenção aos casos recorrentes, sequenciais e em pacientes previamente hígidos, levando em conta fatores de risco oculares e sistêmicos. A paciente do caso possui um disco óptico “de risco” para NOIA-NA e baixos níveis de pressão arterial, e, além disso, estudos sugerem uma tendência trombótica em pacientes com polimorfismo C677T no gene MTHFR, como o apresentado.

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP