Código
P48
Área Técnica
Oncologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
- Secundaria: Universidade Federal de Alagoas (UFA)
Autores
- FERNANDA MAYARA SANTOS SANTANA (Interesse Comercial: NÃO)
- Raphael Teixeira Costa (Interesse Comercial: NÃO)
- Felipe Emanuel Bida Barros (Interesse Comercial: NÃO)
- Estevão Michel Santana de Luna (Interesse Comercial: NÃO)
- Ricardo Oliveira de Almeida (Interesse Comercial: NÃO)
- Raul Filipe Diniz Azevedo (Interesse Comercial: NÃO)
- Arthur Azevedo Ferreira (Interesse Comercial: NÃO)
- Vitória Pontes Cavalcante (Interesse Comercial: NÃO)
- Juan Silva Martins (Interesse Comercial: NÃO)
- Brenda Cástia Cardoso Malheiro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PORTADORES DE NEOPLASIA OCULAR MALIGNA ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DO NORDESTE
Objetivo
Identificar o perfil epidemiológico de pacientes portadores de neoplasia ocular primaria maligna atendidos no ambulatório de oncologia do serviço de oftalmologia do HUPAA entre os anos de 2022 e 2023
Método
Foram avaliados prontuários médicos de 62 pacientes atendidos neste período no setor, sendo 24 incluídos no estudo por terem histopatologia confirmando a neoplasia ocular maligna primária (intraocular e de superfície)
Resultado
Dos 24 casos, 10 eram do sexo feminino (41,6%) e 14 eram do sexo masculino (58,4%). Metade dos pacientes (12) tiveram o olho direito como sítio do tumor e apenas um (4,2%) paciente apresentou a neoplasia bilateralmente. Mais da metade dos pacientes residiam na capital alagoana (62,5%). Todos os pacientes do estudo se declararam pardos. E quanto ao nível de escolaridade, 20,8% (5) eram analfabetos, 20,8% (5) possuíam primeiro grau incompleto, 37,5% (9) tinha concluído o primeiro grau e apenas 4,3% (1) possuíam a conclusão do segundo grau, não havendo ninguém com curso superior. A idade dos pacientes e o tipo de tumor foram apresentados nos gráficos. Chama atenção o acometimento de pacientes idosos. Mais da metade dos casos (14) foram diagnosticados com neoplasia escamosa da superfície ocular. Foram descritos ainda 5 retinoblastomas, 4 melanomas uveais e 1 melanoma de conjuntiva.
Conclusão
De acordo com os dados apresentados o perfil dos pacientes é em geral de idosos. Em sua maioria do sexo masculino. Tendo sido o olho direito o mais acometido. Mais da metade era procedente da capital alagoana, pardos em sua totalidade, e com baixo nível de escolaridade. A neoplasia escamosa da superfície ocular representou mais da metade dos diagnósticos. Diante desses dados e com o conhecimento desse perfil epidemiológico, será possível um melhor planejamento de estrutura e otimização de recursos para o acolhimento e pronto tratamento de pacientes com neoplasia ocular primária maligna nesse serviço oftalmológico.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP