Código
RC196
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- NATHALIA DE SOUZA TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- Letícia Dourado Da fonte (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RESOLUÇÃO ESPONTÂNEA DE BURACO MACULAR TRAUMÁTICO EM PACIENTE JOVEM
Objetivo
Descrever um caso de fechamento espontâneo de buraco macular traumático em um paciente jovem com recuperação parcial da visão relacionada com recuperação anatômica.
Relato do Caso
Paciente, sexo masculino, 14 anos, com queixa de baixa de acuidade visual súbita indolor em olho direito (OD) após trauma ocular contuso com bola de futebol há três dias. Exame oftalmológico na admissão: Acuidade visual (AV) de conta dedos a dois metros no olho direito (OD) e 20/20 no olho esquerdo (OE). Reflexos fotomotores, versões e biomicroscopia anterior de ambos os olhos (AO) sem alterações. Pressão intraocular: 16mmhg em AO. Fundoscopia do OD: Reliquat de hemorragia vítrea inferior, disco óptico corado, bordos bem delimitados, commotio retinae em polo posterior, buraco macular, retina aplicada. Fundoscopia do OE sem alterações. A OCT do OD realizado no dia da admissão: aumento da celularidade vítrea, buraco macular e alguns cistos intrarretinianos. Optado por conduta conservadora e acompanhamento. Foi reavaliado após 1 mês, apresentou AV em OD 20/150 e OCT de mácula evidenciava fechamento espontâneo do buraco macular do OD além de atrofia de retina inferior adjacente à mácula. Paciente segue em acompanhamento com departamento de retina.
Conclusão
O tratamento conservador é uma opção válida para acompanhar casos de buraco macular traumático. A avaliação do OCT de mácula como exame complementar é relevante para documentar o fechamento anatômico do buraco macular traumático.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP