Sessão de Relato de Caso


Código

RC116

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Católica de Brasília

Autores

  • MARIA EDUARDA LOPES LACERDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • JÚLIA ANDRADE IBIAPINA PARENTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • ISABELA PORTO SILVA COSTA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NEUROPATIA OPTICA EM PACIENTE SUBMETIDO A SONDAGEM DE VIAS LACRIMAIS

Objetivo

Relatar o caso de um jovem paciente que apresentou laceração das vias lacrimais após o parto, submetido a intervenção cirúrgica, com subsequente evolução para palidez total da papila.

Relato do Caso

Paciente masculino, com história de baixa acuidade visual (AV) em olho direito (OD) desde o nascimento. No momento do parto, sofreu laceração de via lacrimal que exigiu sondagem imediata. A ausência de imagens de ressonância magnética (RM) desse período inicial dificulta a compreensão completa da evolução do quadro. Atualmente, já com 4 anos de idade, nota-se AV limitada a “percepção luminosa” em olho direito, confirmada por potencial visual evocado. Ao exame, palidez total e atrofia do nervo óptico (NO) à direita, nistagmo torcional e estrabismo divergente de grande ângulo. Fundoscopia normal em olho esquerdo (OE). Além disso, apresenta lacrimejamento eventual à direita e crises de sinusopatia recorrentes. Solicitada RM que evidenciou defeito da lâmina papirácea direita com herniação de tecido adiposo extraconal, obstruindo o antro. Postula-se que o extravasamento de gordura intraconal possa levar a neuropatia isquêmica de etiologia compressiva do nervo óptico em sua porção retroorbitária justificando a baixa acuidade visual do paciente e demais achados do exame. Tais achados da imagem também poderiam justificar as crises de sinusopatia recorrentes e a indicação de abordagem para descompressão local.

Conclusão

A perda de visão em um paciente após uma abordagem cirúrgica pós-laceração de vias lacrimais destaca a complexidade e os riscos potenciais associados a procedimentos cirúrgicos em regiões anatomicamente sensíveis. Neste caso, a perda de visão em um paciente jovem, submetido a sondagem das vias lacrimais após o parto, sublinha a importância de uma avaliação cuidadosa e monitoramento contínuo após intervenções cirúrgicas nessa área.

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP