Código
RC257
Área Técnica
Visão Subnormal
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital oftalmológico de Brasília
Autores
- Andre Leoncio De Almeida Santos (Interesse Comercial: NÃO)
- Nayara Alves de abreu (Interesse Comercial: NÃO)
- Julio Cesar Paula lins (Interesse Comercial: NÃO)
Título
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ÓCULOS COM FILTROS EM PACIENTES COM ALBINISMO OCULOCUTÂNEO
Objetivo
Esse relato de caso tem como objetivo descrever a melhora da acuidade visual de um paciente com albinismo oculocutâneo após prescrição de óculos com filtro de bloqueio azul de segmento FB550.
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino, 12 anos, com albinismo oculocutâneo, comparece acompanhado dos pais no ambulatório de visão subnormal para avaliação de rotina e com queixa de baixa acuidade visual. Acuidade visual com correção (AVCC) com o óculo em uso em ambos os olhos (AO): 20/60, sendo olho direito (OD): + 3,00; -1,00 X 180° e olho esquerdo (OE): + 3,00 ; 1,50 X 160° . Apresentava posição viciosa da cabeça com levoversão para fixar o nistagmo. Ao exame oftalmológico apresentava nistagmo horizontal e íris trófica com redução difusa da pigmentação. Fundoscopia com hipopigmentação difusa do epitélio pigmentar da retina (EPR). Realizado nova refração com a adição do filtro de bloqueio azul de segmento FB550 apresentando AVCC em OD: 20/40 (+4.00; -1.50 X 20°) e em OE: 20/40 (+4.00; - 1.75 X 165°). AVCC binocular 20/30 Foi prescrito o óculos com a adição do filtro de bloqueio azul de segmento FB550 e mantido acompanhamento no ambulatório de visão subnormal.
Conclusão
O filtro de bloqueio azul de segmento FB550 tem como objetivo melhora do contraste, redução da fotossensibilidade e melhora da acuidade visual O paciente em questão apresentou uma melhora significativa da acuidade visual com a nova refração aliada à prescrição de óculos com filtro. Isso mostra a grande importância da avaliação desses pacientes no setor de visão subnormal para monitoramento e acompanhamento dos casos, bem como a importância do uso de tecnologias para melhorar os recursos ópticos que beneficiam a qualidade de vida desses pacientes.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP