USO DE CABINE COM AMBIENTE CONTROLADO PARA MEDIDA DE ACUIDADE VISUAL DE GRADES COM CARTOES TELLER
Comparar a medida de acuidade visual em pacientes entre 12 e 36 meses pelo teste de Cartões de Acuidade de Teller (CAT) dentro e fora da Cabine para Teste de Acuidade Visual Preferencial (CTAVP)
Foram selecionadas 50 crianças entre 12 e 36 meses para a medida da acuidade visual (AV) dentro e fora da CTAVP. As medidas da AV fora da cabine foram realizadas da maneira tradicional com os CAT. As medidas da AV dentro da CTAVP foram realizadas utilizando este novo aparelho diagnóstico que é mostrado na Imagem 1. Todas as crianças foram avaliadas pelos dois métodos sendo que metade fez o exame inicial dentro da cabine e a outra metade iniciou o exame pela maneira tradicional.
A caracterização do perfil dos pacientes foi realizada por meio de frequência absoluta, frequência relativa, média e desvio padrão. A análise de concordância entre o exame dentro e fora da cabine foi realizado por meio da análise de regressão linear simples.
A tabela 1 mostra a caracterização do perfil dos pacientes e ordem inicial do exame.
A Imagem 2 mostra um gráfico bloxpot comparando a AV dentro e fora da cabine, mostrando um maior padrão de dispersão fora da cabine e valores de AV menores dentro da cabine havendo uma diferença estatisticamente significativa( p<0,001).
Os valores de média e desvio padrão são menores na cabine.
A Cabine para Teste de Acuidade Visual é um aparelho médico que pode agregar positivamente na rotina do médico oftalmologista que realiza acuidade visual com cartões Teller. Trata-se de um método inédito que utiliza um ambiente controlado de iluminação e distância além de poder minimizar as possíveis distrações que possam dificultar a realização do exame em crianças de 12 a 36 meses.
É possível propor, através de futuros estudos populacionais, novas normas para acuidade visual em crianças uma vez que o padrão de dispersão de medidas encontradas na cabine em comparação com o método tradicional foi menor.
Oftalmopediatria
Oftalmologia Clínica
CEROF ( Centro de Referência em Oftalmologia) - Hospital de Olhos da UFG - Goiás - Brasil
Gustavo Henrique Medeiros Queiroz, David Leonardo Cruvinel Isaac, Marcos Pereira Ávila, Daniel Cherubin, Ana Luiza Machado Ribeiro Pimentel, João Vítor de Oliveira Pereira
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP