RELATO DE CASO: DACRIOCISTORRINOSTOMIA ENDONASAL SEM UNCIFORMECTOMIA.
A dacriocistorrinostomia (DCR) é o procedimento de escolha para tratamento das obstruções baixas da via lacrimal, podendo ser realizada por via externa ou endonasal1. O processo uncinado é uma fina camada óssea que serve de referência anatômica para a fossa lacrimal nas cirurgias endonasais e que geralmente é retirado nesse procedimento2. Nosso objetivo é relatar o sucesso a longo prazo de uma DCR endoscópica sem unciformectomia.
Mulher, 78 anos, compareceu em 2019 no ambulatório de oculoplástica do Hospital das Clínicas da Unesp com queixa de epífora em olho esquerdo (OE) há vários anos e história de cinco episódios de dacriocistite aguda nos últimos dois anos. Ao exame, apresentava saída de secreção pelo ponto lacrimal inferior de OE à expressão do saco lacrimal e teste de Milder 3+/4+ neste mesmo olho. Foi indicada e realizada DCR endoscópica à esquerda. Durante procedimento cirúrgico, foi mantido íntegro o processo unciforme. Quatro anos após o procedimento, paciente permanece sem queixa de epífora no olho operado, com teste de Milder 1+ e, na endoscopia nasal, é possível observar óstio pérvio e processo unciforme íntegro.
A técnica clássica da dacriocistorrinostomia endoscopia sugere incisão vertical súpero-anterior à concha nasal inferior, até 1cm anterior à inserção da concha média3. Trabalhos recentes recomendam padronizar a unciformectomia anterior por servir como referência para localização e tamanho adequado da osteotomia, além de eficácia de 97,8% contra 90,2% das DCR endoscópicas sem unciformectomia1 e menor número de complicações. No entanto, a unciformectomia não é necessária quando o processo unciforme fica localizado posteriormente à face medial da fossa lacrimal4, como em nosso caso. O relato mostra que também pode-se ter sucesso na cirurgia preservando o processo unciforme, fato observado na perviedade das vias mesmo após quatro anos do procedimento.
Oculoplástica
Universidade Estadual Paulista (UNESP) - São Paulo - Brasil
Caio Costa Santos, Roberta Lilian Fernandes de Sousa Meneghim, Silvana Artioli Schellini
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP