Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇOES OCULARES DA SINDROME DE HEMI-HIPERTROFIA CORPORAL CONGENITA

Objetivo

A hemihipertrofia é definida como o crescimento exacerbado de um dos lados do corpo, e está associada a um supercrescimento assimétrico de uma ou mais estruturas incluindo o crânio, face, tronco e extremidades de um hemicorpo, podendo cursar também com visceromegalias. O propósito deste estudo foi reportar as alterações oculares observadas na síndrome da hemi-hipertrofia corporal congênita.

Relato do Caso

Lactente, sexo feminino, branca, 6 meses e 5 dias. Nascida de parto cesárea, a termo e sem intercorrências. Mãe primigesta, gestação gemelar fruto de FIV, sem intercorrências. Desde os 3 meses de vida a mãe notou assimetria corporal, que se acentuou progressivamente, não observada na irmã gêmea. Ao exame físico é possível observar a presença de hemihipertrofia em crânio, face, mão, pé, membro superior e inferior à direita. Ao exame oftalmológico, apresentou na ectoscopia leve assimetria de fenda palpebral e de diâmetro corneano, ortotropia, reflexos de segmento presentes e firmes, córnea, cristalino e vítreo sem alterações, fundo de olho em ambos os olhos com nervos ópticos com bordos nítidos, coloração rosada, máculas com coloração e brilho normal para a idade, vasos de calibre e brilho normais, o exame de refração sob cicloplegia evidenciou em olho direito (OD)=+3,00 esférico e olho esquerdo (OE)=+5,00 esférico. Foi realizada ultrassonografia ocular que constatou globo ocular de formato habitual bilateralmente, medindo no seu comprimento axial 20,4mm em OD e 19,2mm em OE, evidenciando assimetria ocular.

Conclusão

Assim com as demais estruturas corporais, o globo ocular também pode ser afetado na síndrome, e devido ao crescimento ocular assimétrico, há grande possibilidade de desenvolvimento de anisometropias, o que também pode levar ao surgimento de ambliopia. Portanto, é necessário que seja realizado um acompanhamento da biometria e da refração de forma precoce, para que seja prescrita correção óptica adequada e realizada a prevenção de ampliopia em tempo hábil, minimizando prejuízos oftalmológicos futuros.

Área

Oftalmopediatria

Instituições

CESUPA - Ceará - Brasil, Instituto de Olhos de Belém - Pará - Brasil

Autores

BRUNA VERDELHO LEITE, RENAN VERDELHO LEITE

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP