PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS ATENDIMENTOS DO AMBULATORIO DE OFTALMOLOGIA DO HU-UFGD/EBSERH: ESTUDO TRANSVERSAL
Analisar os principais diagnósticos e características epidemiológicas dos pacientes atendidos no ambulatório de oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh).
Estudo transversal e retrospectivo com revisão de 1889 prontuários pelo Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), com consulta oftalmológica agendada no período de 01/01/2023 a 31/12/2023. Foram coletados dados demográficos e identificados os diagnósticos, seguido de comparação por faixa etária e sexo. Destacou-se, entre os brasileiros, os pacientes indígenas, por serem uma população relevante na região.
Das 1889 consultas agendadas, foram realizadas 1414, incluindo primeiras consultas e retornos. As consultas não realizadas foram por remarcação (138) ou falta (337). Chama atenção o alto absenteísmo entre os indígenas (45%). 60% dos pacientes consultados eram procedentes de Dourados. O sexo feminino representou 56% do número de consultas. A maioria dos diagnósticos teve distribuição equivalente entre os sexos, sobressaindo o sexo feminino em ametropias, catarata, alterações palpebrais e retinianas. As consultas variaram conforme a faixa etária, predominando triagens neonatais e avaliações de rotina na faixa de recém-nascidos a adolescentes, pterígio e ametropias em adultos, e catarata e glaucoma em idosos.
Os resultados enfatizam a necessidade de considerar as características específicas de cada grupo populacional ao planejar e fornecer cuidados oftalmológicos. Compreender a distribuição dos diagnósticos e absenteísmo pela faixa etária, sexo, etnia e procedência permite direcionar estratégias a fim de garantir um atendimento mais personalizado e eficaz, visando aprimorar os serviços oftalmológicos e promover a saúde ocular local.
Epidemiologia
Pesquisa Básica
Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil
GUILHERME OKOTI DE MELO, Layala Stefane de Paula Barbosa, Ananda Mireille Mendes de Souza, Guilherme Kenji Asato Oliveira, Ana Letícia Marcon, Elimar Mayara de Almeida Menegotto
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP