RELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS CIRÚRGICOS DA FACOEMULSIFICAÇÃO E ESPESSURA MACULAR AVALIADA POR TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA
Avaliar se os parâmetros cirúrgicos energia dissipada acumulada e tempo cirúrgico contribuem com aumento da espessura macular, evidenciado pela Tomografia de Coerência Óptica, após cirurgia de facoemulsificação.
Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo, quantitativo e individuado que teve como amostra pacientes com catarata que realizaram procedimento cirúrgico de facoemulsificação no HU-UFPI, sendo os dados coletados no período de dezembro de 2022 a março de 2023.
A energia dissipada acumulada média foi de 11,88 e o tempo cirúrgico de 29,22 minutos. A espessura macular central apresentou valor pré-operatório de 247 μm, com aumento após 30 dias de cirurgia, permanecendo em torno de 255 μm. Já o volume macular apresentou valor médio de 10,02 mm³ na avaliação inicial, evoluindo também com aumento nas avaliações após o procedimento.
Energia dissipada acumulada e tempo cirúrgico foram considerados relativamente elevados. Espessura e volume macular após a cirurgia aumentaram seus valores, quando comparados com dados pré operatórios. Porém, apesar destas alterações, a acuidade visual final melhorou em todos os pacientes, significando um efeito mínimo no resultado final. Ressalta-se a importância de estudos adicionais visando obter uma melhor compreensão desta complicação e métodos para prevenção.
Catarata
Oftalmologia Cirúrgica
HU UFPI - Piauí - Brasil
SARAH MOTA GONÇALO, Raissa Veloso Prado Napoleão Braz, Vitor Gomes Prado, Erik Clementino Santos, Sérgio Clementino Benvindo, Islanara Diogenes Urbano Sousa, Ingrid Cristina Rêgo Barros Cornelio, Luana Arcoverde de Castro Silveira, Maiara Carvalho Nogueira, Beatriz de Sá Mota
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP