Dados do Trabalho


Título

LIQUEN PLANO EROSIVO: DA CONSULTA OFTALMOLOGICA AO DIAGNOSTICO INTERDISCIPLINAR

Objetivo

Relatar e discutir um caso desafiador de paciente com diagnóstico multidisciplinar de líquen plano do tipo erosivo, enfatizando a necessidade de redes de comunicação com demais especialidades médicas.

Relato do Caso

Feminino, 69 anos, sem comorbidades, compareceu em consulta oftalmológica referindo baixa acuidade visual mesmo após ser submetida a facoemulsificação em olho direito há 3 meses. Durante anamnese aprofundada, relatou presença de lesões orais ulcerativas há 2 anos, com disfagia, perda de peso, unhas enfraquecidas e lesões de pele em membros superiores e inferiores associados. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual melhor corrigida de 20/150 em olho direito (OD) e 20/80 em olho esquerdo (OE). À biomicroscopia, verificado ceratite puntata e hiperemia +2 em ambos os olhos (AO), sem demais alterações. Pressão intraocular de 12 mmHg AO. Devido conjunto de sintomas apresentados, foi levantada a hipótese de doença autoimune. Paciente foi encaminhada ao dermatologista e reumatologista para investigação conjunta do quadro. Retornou após 1 mês portando exames: Biópsia de mucosa oral sugestiva de pênfigo e/ou líquen plano. Foram solicitados rastreio infeccioso, reumatológico e tomografia de tórax - todos os resultados sem alterações significativas. Solicitada nova biópsia de lesão oral, com laudo sugestivo de mucosites liquenosas. Após discussão interdisciplinar, foi possível alcançar o diagnóstico de líquen plano do tipo erosivo. Iniciado tratamento de imunossupressão via oral com Azatioprina 100mg/dia. Após 30 dias, paciente apresentava melhora significativa dos sintomas, controle de dor e da disfagia, com acuidade visual com correção de 20/40 OD e 20/20 OE.

Conclusão

O exame oftalmológico adequado auxilia na detecção e diferenciação de doenças sistêmicas. O líquen plano é uma doença imuno mediada de etiologia desconhecida e apresenta diversas alterações, como as cutâneas, orais, ungueais e genitais. O diagnóstico correto permite um tratamento adequado e controle dos sintomas, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente.

Área

Doenças Sistêmicas

Instituições

Hospital Oftalmológico Visão Laser - São Paulo - Brasil

Autores

Caio Henrique Peres Oliani, Marcello Novoa Colombo Barboza, Luiz Antônio de Brito Martins

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP