ACOMETIMENTO DO NERVO OPTICO COMO MANIFESTAÇAO INICIAL DA NEUROSSARCOIDOSE
Relatar um caso de neurossarcoidose com manifestações oculares atípicas e importante acometimento do nervo óptico.
Masculino, 53 anos, hipertenso, procurou atendimento referindo baixa visual em olho esquerdo (OE) há 30 dias. Acuidade visual (AV) 20/20 e 20/80. Biomicroscopia sem alterações em ambos os olhos. Retinografia OE nervo óptico (NO) com bordas mal delimitadas, hemorragias em chama de vela e microhemorragias em periferia retiniana. Defeito pupilar aferente relativo OE. Solicitou-se rastreio infeccioso e inflamatório, RM de Crânio e Órbitas, cujos resultados demonstraram-se dentro da normalidade, sendo encaminhado para serviço de referência para pulsoterapia. Paciente retorna sem realizar tratamento. Prescrito 40 mg/dia de prednisona e solicitada avaliação multidisciplinar.
Paciente retornou após 20 dias de tratamento com AV 20/20 e 20/30 e regressão do edema de NO OE, iniciou regressão da prednisona e após uma semana do término, retornou com piora da AV em OE para movimento de mãos. Nesta data, observou-se o reaparecimento do edema de NO. Foram solicitados novamente os exames e constatou-se na RM lesão infiltrativa sólida comprimindo o NO esquerdo. VHS de 36 mm. PPD e Quantiferon TB Gold negativos. Na biópsia, evidenciou-se processo inflamatório granulomatoso de padrão tuberculóide. Tomografia de tórax: linfonodomegalias mediastinais e perhilar bilateral. Devido aos achados, constatou-se lesão compressiva no NO secundária à sarcoidose. Paciente encaminhado para corticoterapia, porém enquanto aguardava seguimento, evoluiu com agravamento do quadro. AV 20/30 e ausência de percepção luminosa. Papila pálida com bordas mal delimitadas, neovasos e membrana inflamatória OE. Paciente foi submetido à retirada cirúrgica da lesão e seguiu em acompanhamento do acometimento sistêmico. Porém, com irreversibilidade do quadro oftalmológico.
Mediante o caso apresentado, conclui-se a importância de aventar-se a hipótese de sarcoidose ocular na rotina oftalmológica, visto as diversas apresentações clínicas e a gravidade do quadro.
Neuroftalmologia
Hospital Visão Laser - São Paulo - Brasil
Isabella Passarelli Giabardo Marques, Marcello Novoa Colombo Barboza, Priscilla Fernandes Nogueira
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP