TECNICA DE CUTLER-BEARD PARA RECONSTRUÇAO DE PALPEBRA SUPERIOR APOS EXERESE TUMORAL
Diversas técnicas cirúrgicas de reconstrução palpebral após ressecções amplas são utilizadas, numa tentativa de manutenção funcional e estética palpebral. A técnica de Cutler-Beard consiste em reconstrução de espessura total de defeitos na pálpebra superior, descrita inicialmente em 1955, com diversas modificações técnicas desde então.
Paciente masculino, 57 anos, hipertenso e diabético, sem comorbidades oftalmológicas, é avaliado por equipe de oculoplástica apresentando hiperemia e lacrimejamento associados a lesão palpebral em olho direito. Apresentava acuidade visual de 20/30 neste olho e, à biomicroscopia, hiperemia conjuntival e lesão papilomatosa em conjuntiva tarsal de pálpebra superior direita, medindo 1x1mm. Sem quaisquer alterações em olho esquerdo.
Foi realizada biopsia excisional da lesão, que demonstrou carcinoma epidermóide, com invasão em derme e sem invasão perineural, com comprometimento de margens cirúrgicas.
De início, foi aventada a hipótese de tratamento conservador com uso de Mitomicina C e crioterapia em bordas de lesão, porém, devido a perda de seguimento do paciente, foi indicada ressecção e reconstrução total palpebral pela técnica de Cutler-Beard.
Procedimento realizado sem intercorrências. No momento, paciente encontra-se em seguimento para finalizar reconstrução palpebral, com anátomo-patológico pós-operatório evidenciando margens livres.
A técnica de Cutler-Beard para defeitos de espessura total na pálpebra superior consiste na confecção de retalho de avanço cutâneo-mucoso-conjuntival proveniente da pálpebra inferior. Técnicas modificadas, com uso de cartilagem auricular para reconstrução de tarso, são descritas, com bons resultados. É uma técnica que promove um resultado estético favorável, segura e de custo aceitável.
Oculoplástica
Hospital Oftalmológico de Brasília - Distrito Federal - Brasil
LETICIA ALBUQUERQUE CUNHA, Ivelise Theresa Araujo Balby, Patricia Ferreira Moitinho
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP