CORIORRETINOPATIA SEROSA CENTRAL APOS USO DE XAMPU DE CLOBETASOL.
RELATAR O CASO DE UM PACIENTE QUE DESENVOLVEU CORIORRETINOPATIA SEROSA CENTRAL (CSC) APÓS TRATAMENTO TÓPICO PARA ALOPÉCIA COM XAMPU DE CLOBETASOL.
FBP, 42 ANOS, SEXO MASCULINO, SE APRESENTOU AO PRONTO ATENDIMENTO DO SERVIÇO COM QUEIXA DE BAV EM OD INICIADO HÁ 4 DIAS. ELE APRESENTAVA AV DE 20/100 EM OD E 20/20 EM OE. NEGAVA QUADRO SEMELHANTE ANTES E ESTAVA FAZENDO TRATAMENTO COM XAMPU DE PROPIONATO DE CLOBETASOL 0,5MG/G HÁ ALGUNS MESES. BIOMICROSCOPIA SEM ALTERAÇÕES. MAPEAMENTO DE RETINA DE OD MOSTRAVA DR SEROSO MACULAR E ESCAVAÇÃO AUMENTADA EM OE. (FIGURA 1) TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA EVIDENCIOU PRESENÇA DE LÍQUIDO SUBRETINIANO E DESCOLAMENTO FOCAL DO EPR. (FIGURA 2) ANGIOGRAFIA FLUORESCEÍNICA REVELOU PRESENÇA DE HIPERFLUORESCÊNCIA DIFUSA SUPERIOR A REGIÃO FOVEAL. (FIGURA 3)
OCT E AGF NÃO MOSTRARAM QUALQUER ALTERAÇÃO EM OLHO ESQUERDO.FOI ORIENTADO AO PACIENTE SUSPENDER O USO DO XAMPU.O DR SEROSO E DO EPR TEVE RESOLUÇÃO ESPONTÂNEA E TOTAL EM 2 MESES DE ACOMPANHAMENTO EVOLUINDO COM AV DE 20/20 EM AO.
A RELAÇÃO ENTRE A PERDA DA HOMEOSTASE DO CORTISOL E O DESENVOLVIMENTO, RECORRÊNCIA E PIORA DE CSC É BEM ESTABELECIDA. A CAUSA EXATA DA CSC RELACIONADA A CORTICOESTERÓIDES PERMANECE ESPECULATIVA. HOUVERAM VÁRIOS POSTULADOS ALUDINDO AOS EFEITOS DOS CORTICOESTERÓIDES NA BARREIRA HEMATORRETINIANA, CORIOCAPILAR E O EPR, RESULTANDO EM AUMENTO DA HIPERPERMEABILIDADE FOCAL LEVANDO AO ACÚMULO DE LÍQUIDO SUBRETINIANO. O CASO DEMONSTRA QUE MESMO EM DOSES BAIXAS E EM APLICAÇÕES TÓPICAS DE CORTICÓIDES PODE HAVER CSC.
Retina
Visão Hospital de Olhos - Distrito Federal - Brasil
RAFAEL DE OLIVEIRA SOUSA, Rafael Eidi Yamamoto, leandro cesar cotta
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP