DIAGNOSTICO DE HIPERTENSAO INTRACRANIANA EM CONSULTA DE ROTINA
Relatar um caso de hipertensão intracraniana, como um achado oftalmológico durante fundoscopia em uma consulta de rotina.
Paciente feminino, 38 anos, nega comorbidades, sem antecedentes oftalmológicos, comparece em consulta oftalmológico com queixa de embaçamento visual em ambos os olhos (AO), amaurose fugaz, dor retrobulbar, e cefaléia com início há 1 mês. Ao exame acuidade visual AO: (AV) 20/20 com correção. À biomicroscopia: sem alterações AO. Pressão intraocular : 10 e 12 mmHg AO. Fundoscopia/Retinografia AO: nervo óptico com bordas mal delimitadas, velamento de vasos, exsudatos e hemorragia em chama de vela, arcada vascular com tortuosidade de vasos. Realizado campo visual 30.2 com aumento da mancha cega e constrição difusa periférica AO. Ao decorrer da consulta, foi relatado aumento de peso 15kg, nos últimos 6 meses. A paciente foi encaminhada ao serviço de emergência para avaliação do quadro, aonde realizou Ressonância Magnética (RM) crânio e angio RM, excluindo causas orgânicas, descartadas causas infecciosas e inflamatórias. Foi realizado Punção Lombar com Pressão Inicial de 30cmH2O e de fechamento de 10cmH2O. Confirmando Hipertensão Intracraniana Idiopática. Retorna em 5 meses após o quadro em uso de Acetazolamida 250 mg 1 comprimido 6/6 hs, com melhora da amaurose fugaz, cefaleia, com AV 20/20 em AO, redução de peso em 20kg. Em novos exames retinografia e CV, com nervo óptico discretamente borrado 360º e discreto aumento da mancha cega em OD e arqueado inferior incompleto em OE. Diante do quadro, paciente acompanha com neurologista para manejo do quadro e programação de cirurgia de derivação ventrículo peritoneal.
Diante este caso apresentado, conclui-se a extrema importância de uma consulta oftalmológica de rotina completa, com fundoscopia e exames acessórios para uma melhor elucidação diagnóstica. Podendo assim contar com um ágil tratamento e melhor prognóstico do quadro.
Neuroftalmologia
Hospital Oftalmológico Visão Laser - São Paulo - Brasil
Jade Pinto De Queiroz Guerra, Marcello Novoa Colombo Barboza, Priscilla Fernandes Nogueira
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP