Dados do Trabalho


Título

ANEL EXPANSOR DE IRIS PARA CIRURGIA DE CATARATA EM PACIENTES COM PEQUENO DIAMETRO BRANCO-BRANCO: UM RELATO DE CASO

Objetivo

OBJETIVO: O objetivo do estudo é relatar a primeira cirurgia de um Anel Expansor de íris desenvolvido especificamente para pacientes com diâmetro branco-branco menor do que 10 mm. Seu diâmetro interno foi reduzido de 6.3 mm para 5.7 mm e o externo de 9.2 mm para 8.4 mm. Essa redução no tamanho, possibilitou que o anel fosse implantado com mais segurança e sem risco de toque na periferia corneana.

Relato do Caso

RELATO DE CASO: Existem no mercado diversos tipos de anéis expansores de íris que apresentam um diâmetro interno entre 6.3 a 7.2 mm e diâmetro externo entre 9 a 10 mm, sendo efetivos na dilatação de pacientes com diâmetro branco-branco (distância no olho do limbo corneano temporal ao limbo nasal) habitual, ou seja, acima de 10.7 mm. Ao se tratar de pacientes com diâmetro branco-branco menores que 10 mm observou-se grande dificuldade no implante desses anéis devido ao pequeno espaço existente dentro da câmara anterior. Além disso, o manuseio do anel na periferia corneana pode levar a diversos riscos como: perda endotelial e edema de córnea. O propósito do estudo é apresentar o relato da primeira cirurgia utilizando um Anel Expansor de Íris, desenvolvido para pacientes com diâmetro de íris inferior a 10 mm. O anel foi ajustado sendo o diâmetro interno de 6,3 mm para 5,7 mm, e o diâmetro externo de 9,2 mm para 8,4 mm. Essas alterações possibilitaram o implante do anel de forma mais segura, minimizando o risco de contato com a periferia corneana.

Conclusão

CONCLUSÃO: A cirurgia com o anel expansor de iris com diâmetro interno de 5,7 mm e diâmetro externo de 8,4 mm transcorreu sem intercorrências e o anel permaneceu estável e adequadamente conectado à íris durante todo procedimento de Facoemulsificação. A realização de novos estudos se faz necessária, mas aparentemente, o uso de um anel com menor diâmetro total apresenta-se promissor para o tratamento de casos complexos de pupila pequena com câmara anterior rasa e pequeno diâmetro branco-branco.

Área

Catarata

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

IZABELLA MARQUES FERREIRA TEIXEIRA, JULIA MOREIRA MARTINS, SERGIO FELIX CANABRAVA

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP