AVALIAÇAO DO CONHECIMENTO DE PACIENTES DIABETICOS SOBRE RETINOPATIA DIABETICA EM HOSPITAL UNIVERSITARIO DO PIAUI
Avaliar o conhecimento dos pacientes diabéticos, atendidos no Hospital Universitário (HU-UFPI) localizado em Teresina – PI., acerca da Retinopatia Diabética (RD).
A pesquisa desenvolveu-se num caráter descritivo com vertentes observacional e transversal através de dados colhidos de 80 pacientes diabéticos num período de três meses no ano de 2022. O cálculo amostral foi baseado em uma frequência absoluta do evento de interesse.
Dos dados obtidos, de uma forma geral, cerca de 90% dos pacientes demonstraram conhecimento quanto a associação do controle e duração do Diabetes Mellitus com a instalação e progressão da RD. No entanto, quando indagados sobre a relação do tipo de diabetes mellitus e a RD, o conhecimento dos tratamentos disponíveis para a RD e a inexistência de cura dessa patologia foi observado os seguintes resultados, respectivamente: 67,5%, 22,5% e 37,5%.
Com os dados obtidos é possível concluir que muitos pacientes desconhecem a doença, evidenciando a necessidade de planejamento de ações educativas, a fim de evitar, a cegueira irreversível pela RD.
Retina
Oftalmologia Clínica
HU-UFPI - Piauí - Brasil
LUANA ARCOVERDE DE CASTRO SILVEIRA, THAISA GRACIELLE MARTINS CAMBOIM VICTOR, VITOR GOMES PRADO, SARAH MOTA GONÇALO, MAIARA CARVALHO NOGUEIRA, ISLANARA DIOGENES URBANO SOUSA, INGRID CRISTINA REGO BARROS, ERIK CLEMENTINO SANTOS, SERGIO CLEMETINO BENVIDO, raissa veloso prado napoleão braz
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP