TRATAMENTO DE CICATRIZ CORNEANA COM LOSARTANA TOPICA EM PACIENTE PEDIATRICO: RELATO DE CASO
Analisar a eficácia de tratamento com losartana tópica em paciente pediátrico com opacidade corneana cicatricial com acompanhamento seriado, após falha terapêutica por intolerância ao corticoide tópico.
Paciente feminina, 11 anos, com histórico de atopia ocular crônica e paralisia de Bell. Atendida em emergência oftalmológica no dia 08/08/2023 por dor, fotofobia e hiperemia ocular à esquerda. Em exame oftalmológico acuidade visual sem correção (AVsc) de 1,0 em olho direito (OD) e 0,1 em olho esquerdo (OE). À biomicroscopia em OE úlcera de córnea central com opacidade e pannus associado, insuficiência limbar e reação papilar grave. Prescrito quinolona tópica 4/4 horas, hialuronato de sódio 0,15% + trealose 3% e ciclosporina 0,05% com fechamento completo de epitélio após 10 dias de tratamento, porém mantida opacidade estromal, haze corneano e pannus vascular, motivo pelo qual foi iniciado prednisolona 10mg/mL tópico 6/6 h por 3 semanas.
Em retorno no dia 19/09/2023 paciente apresentava AVsc de OD 1,0 e em OE 0,3 e melhora de haze, pannus vascular e mantendo opacidade corneana central. Paciente cessou corticoide tópico por dor após aplicar por somente 3 dias. Iniciado losartana colírio 0,8mg/mL e mantido demais colírios, sendo solicitado retorno mensal para acompanhamento.
Após 6 retornos, em 13/03/2024, AVsc de OD 1,0 e OE 0,5 com melhora progressiva de opacidade corneana, pannus vascular em regressão e leve haze corneano, conforme pode ser visto em registro de imagens abaixo.
Em observação de caso foi possível ver uma boa resposta e tolerância ao tratamento de paciente pediátrico com losartana tópica após intolerância ao corticoide.
Em comparação fotográfica, visto redução significativa de opacidade corneana central, somado à melhora de AVsc.
Oftalmopediatria
Hospital Governador Celso Ramos - Santa Catarina - Brasil, Hospital Infantil Joana de Gusmão - Santa Catarina - Brasil
Gabriel Nogueira Cavalcante, Thais Christine Santos Surgik, Mariana Tosato Zinher
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP