Dados do Trabalho


Título

OCLUSAO DE VEIA CENTRAL DA RETINA E PAMM EM JOVEM - ACHADOS CLINICOS A LUZ DE UM RELATO DE CASO

Objetivo

O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente jovem com OVCR, inicialmente sem todos os achados classicamente descritos, associado a Paracentral acute middle maculopathy (PAMM)

Relato do Caso

Paciente homem, 39 anos, apresentou-se ao PS de Oftalmologia do HC-FMUSP em julho/2022 com queixa de baixa visual (BAV) súbita e indolor no olho esquerdo (OE) havia 06 horas da admissão, sem fator desencadeante aparente. Negava trauma, patologias oculares ou sistêmicas prévias conhecidas, bem como uso de medicações. Ao exame oftalmológico: acuidade visual com correção (AVcc) de 20/20 / conta dedos a 50 cm; defeito pupilar aferente relativo 3+ à esquerda; biomicroscopia do segmento anterior sem alterações em ambos os olhos; fundoscopia do olho direito (OD) sem alterações e no OE se observavam poucas microhemorragias no polo posterior (PP), poupando equador e periferia retiniana, associadas a algumas manchas algodonosas . Realizada angiofluoresceinografia (AGF), que evidenciou no OE atraso no enchimento venoso globalmente e hipofluorescência por bloqueio devido a hemorragias e manchas algodonosas. A evolução do quadro com o desenvolvimento de hemorragias em chama-de-vela e aumento dos sangramentos para os 4 quadrantes está evidenciada na figura 2. OCT de mácula do OE demonstra bandas hiperrefletivas nas camadas médias da retina de forma difusa no PP, sugestivas de isquemia . Realizado diagnóstico de OVCR associado a PAMM e feito screening sistêmico e ocular para possíveis causas etiológicas, com resultados negativos. Após 3 meses, paciente segue com AVcc mantida e em acompanhamento ambulatorial para monitoramento de possíveis complicações, como edema macular, neovascularização retiniana e glaucoma neovascular.

Conclusão

Edema macular é uma importante causa de BAV. Na ausência de edema, como em nosso caso, PAMM pode ser o motivo e ocorre em 5,2% dos pacientes com OVCR. Resulta de isquemia dos plexos capilares intermediário e/ou profundo, manifestando-se no OCT como bandas de hiperrefletividade ao nível das camadas plexiforme externa e nuclear interna

Área

Retina

Instituições

Hospital das Clinicas da FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Vitor Damasceno Andrade, Flávio Moura Travassos Medeiros, Epitacio Dias da Silva Neto

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP