Dados do Trabalho


Título

PERFIL TERMOGRAFICO DE PACIENTES COM DACRIOCISTITE CRONICA

Objetivo

A dacriocistite crônica (DC) é uma condição inflamatória que afeta as vias lacrimais, resultando em sinais e sintomas recorrentes. Esta condição é pela obstrução do ducto nasolacrimal, impedindo a drenagem das lágrimas. A DC é causada por vários fatores, como alterações anatômicas e  lesões traumáticas que predispõem infecções bacterianas. O tratamento envolve a desobstrução e o controle da infecção através de antibióticos e cirurgias, dependendo da gravidade e da causa da condição.

Relato do Caso

Paciente feminina, 11 anos, em acompanhamento na Santa Casa de São Paulo por lesão nodular no canto medial do olho direito há 7 anos, após um trauma com necessidade de sutura. Relata piora com inflamação e secreção purulenta. O exame oftalmológico revelou lesão elevada de 1 cm, com sinais flogísticos e fistulização superior, devido obstrução baixa de via lacrimal, sendo diagnosticada com DC.
A paciente foi aclimatada em 24 graus celsius e umidade de 50%, por 10 minutos. Realizado imagens térmicas antes e depois da administração de colírio refrigerado, com dispositivo PrediktaStation (sensor infravermelho de 160x120 pixels, sensibilidade térmica 70mK), a uma distância de 30 cm da face. As imagens foram analisadas através de Phyton de análise de imagens térmicas e visão computacional. A partir das análises, foram obtidas as temperaturas máximas e médias das regiões de interesse..

Conclusão

A diferença de temperatura entre os olhos, na superfície e região periocular direita, apresentou média de 0,4°C maior que a esquerdo. Destacando-se a área de hiperradiância no canto medial, por alterações vasculares, metabólicas e inflamatórias. Após o uso do colírio, houve queda da temperatura de ambos os olhos, menor à direita, devido ao represamento do colírio. O caso faz uso de um protocolo em curso, que avalia o perfil termográfico de pacientes com DC, com objetivo de mensurar sua utilidade na detecção de obstruções das vias lacrimais. Método não invasivo, seguro e aplicável na triagem dos paciente acometidos.

Área

Oculoplástica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

NATALIA PELLEGRINELLI, NATALHA CRISTINA DE CARVALHO, IVANA LOPES ROMERO KUSABARA

Promotor

Realização - CBO

Mídia de apoio

Universo Visual

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
GENOM
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

ALCON
OFTA

Patrocínio Prata

ABBVIE
EssilorLuxottica

Patrocínio Bronze

ADAPT
SOLÓTICA

Patrocínio

ROCHE

68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

04 a 07 de setembro de 2024 | Brasília/DF

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP