“!O RETORNO DA CATARATA!”, FRAGMENTO DE EPINUCLEO NA CAMARA ANTERIOR APOS 1 ANO DA CIRURGIA DE CATARATA: RELATO DE CASO
Destacar a possibilidade de complicações tardias em cirurgia de catarata, mesmo na ausência de complicações perioperatórias.
Paciente feminino, 56 anos, refere dor, hiperemia ocular e fotosensibilidade há 15 dias em olho esquerdo (OE), previamente atendida em oftalmologista de setor privado.
Informa que fez cirurgia de catarata “FACOEMULSIFICAÇÃO + COLOCAÇÃO DE LENTE INTRAOCULAR” (FACO+LIO) no OE em Setembro de 2022, com ausência de intercorrências. Entretanto, um ano depois, na noite anterior sentiu uma “laceração” dentro do olho. No dia seguinte, observou uma “massa branca” em OE.
No dia da consulta, foi decidido realizar nova abordagem cirúrgica para remoção de resto de núcleo e reconstrução da câmara anterior em OE. No perioperatório, evidenciaram 2 restos de núcleos além dos visualizados previamente, os quais foram retirados sem intercorrência. Em pós operatório, paciente cursou sem queixas visuais ou sintomatologia.
Demonstra-se, portanto, o quão exigente pode ser a cirurgia de catarata, mesmo quando todos os passos foram realizados sem intercorrências no ato cirúrgico, independente do tipo de catarata, técnica cirúrgica e cuidados em geral. Portanto, a conscientização dos profissionais acerca de possibilidades de complicações raras na principal cirurgia oftalmológica se torna imprescindível.
Catarata
Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil
JOÃO VICTOR MAGALHÃES SCOPEL, PAULO CESAR MARCA VICUNA
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP